domingo, 12 de setembro de 2010

AHST: Ambiente, Higiene e Segurança no Trabalho




A UFCD (Unidade de formação de curta duração) Ambiente, Higiene e Segurança no Trabalho teve carga horária de 25 horas e foi ministrada pelo formador Marco Mendonça. No âmbito desta UFCD abordámos vários temas tais como as condições de higiene, a poluição, as medidas implementadas no combate à poluição e preservação do meio ambiente, normas e sinalização de segurança nos locais de trabalho e ainda os comportamentos adequados a ter. Terminada a UFCD elaborei uma reflexão final.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

DPE- Deontologia e Princípios Éticos

A UFCD (Unidade de formação de curta duração) Deontologia e Princípios Éticos teve a carga horária de 50 horas tendo sido leccionada numa fase inicial e maioritária pelo formador Joaquim Freire de Carvalho e posteriormente pela formadora Rita Couto. Nela abordámos vários conceitos inerentes à Deontologia e os princípios éticos bem como a sua história e aplicação ao nosso quotidiano. Conceitos que vão desde a moral, ética a deontologia, princípio ético e código deontológico. Uma vez que o tema do nosso portefólio reflexivo de aprendizagem é "Redes Sociais" foi elaborado pela turma um Código de Conduta para a actividade de uma rede social e ainda uma reflexão individual acerca da UFCD.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

LRD:Liberdade e Responsabilidade Democrática

A UFCD (Unidade de formação de curta duração) Liberdade e Responsabilidade, Democráticas teve a carga horária de 50 horas e foi ministrada pela formadora Maria do Carmo Costa.
Nesta UFCD abordamos vários temas tais como compromisso do Cidadão /Estado, o Conceito de Cidadania, a Declaração Universal dos Direitos do Homem, a Liberdade, os Direitos e os deveres de um Cidadão, os Sindicatos, o Código Trabalho, a Cidadania Europeia, o Tratado de Maastricht, o Tratado de Lisboa, a Livre Circulação de Pessoas, os Órgãos de soberania e o Poder local. Realizei várias actividades entre elas um trabalho de grupo com o tema:"
Poder Local". Finda a UFCD elaborei uma reflexão critica de aprendizarem.