terça-feira, 29 de março de 2011

LI-I - Língua Inglesa-Iniciação

A UFCD Língua Inglesa-Iniciação teve carga horária de 50 horas, 18h delas foram ministradas pela formadora Cristiana Maceda e 32h pela formadora Olga Machado. Sendo esta uma UFCD de nível iniciação, teve como principais objectivos que os formandos se familiarizassem com a Língua Inglesa, nas formas oral e escrita, com vista a criar as competências básicas necessárias, para o uso da Língua nas mais variadas situações do dia-a-dia.

Esta foi uma UFCD opcional e faz todo o sentido para o curso Técnico Comercial na medida em que a Língua Inglesa é falada em todo o mundo e por isso considerada a Língua Universal. Neste contexto foi-nos proposto a realização um trabalho sobre os Monumentos de Londres. O meu trabalho foi elaborado por mim e pela minha colega Marylene Medeiros, e escolhemos "The Sherlock Holmes Museum", do qual coloco aqui a visita guiada em video. No final da UFCD elaborei uma reflexão critica de aprendizagem.



sexta-feira, 25 de março de 2011

LI-PGS Língua Inglesa- Gestão de Stocks


A UFCD Língua Inglesa - Gestão de Stocks teve uma carga horária de 50 horas e foi ministrada pela formadora Verónica Carvalho. O objectivo desta unidade de formação foi trabalhar a Língua Inglesa adaptada à área comercial, mais concretamente, à gestão de stocks. Nela realizamos diversos trabalhos tais como exercícios de leitura, de oralidade, de escrita e de audição. Muito do nosso trabalho incidiu também na construção de diálogos e role-play em contextos profissionais com o objectivo de familiarizar-nos com termos e expressões recorrentes no quotidianos comercial. No final realizei uma reflexão critica de aprendizagem sobre a UFCD.

quinta-feira, 24 de março de 2011

R-TE: Reclamação-tratamento e encaminhamento.



A UFCD Reclamação-Tratamento e Encaminhamento teve a carga horária de 50 horas e foi ministrada pela formadora Mónica Machado. Esta teve como principais objectivos fornecer aos formandos os conhecimentos, as técnicas e as estratégias para tratar, gerir e encaminhar as reclamações. Neste sentido foram abordados conceitos tais como Inteligência Emocional, Assertividade , Conflito, Gestão de Conflitos, Reclamação e Gestão de Reclamações. Nela elaborei um trabalho de grupo subordinado ao tema Inteligência Emocional e no final realizei uma reflexão final da ufcd.

quinta-feira, 17 de março de 2011

PGS- Politica de Gestão de Stocks

A UFCD Politíca de Gestão de Stocks teve a duração de 50 horas e foi ministrada pelo formador Paulo Vieira. A UFCD centrou-se em dois temas principais: Tipos de stocks e Operações básicas de gestão e controlo de stocks. Compreendeu noções de stock, características dos vários tipos existentes, o seu controlo e custos de manutenção, base de dados dos fornecedores e a encomenda articulada com a gestão de stocks, a análise da rotação de stocks, a análise ABC, a análise dos custos associados aos stocks, a quantidade económica de encomendas e por último o conceito Just in Time. No final da UFCD fiz uma Reflexão critica de aprendizagem.